Pós-doutorado

Equipe

Coordenadora do Laboratório

Célia Machado Ronconi

Professora Associada IV no Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cientista do Nosso Estado-RJ (Faperj), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Fellow of The Royal Society of Chemistry (FRSC). Editora associada no Journal of the Brazilian Chemical Society, membro do Advisory Board da Dalton Transactions (RSC) e coordenadora da área de química da Faperj. Suas pesquisas focam em nanomateriais e nanotecnologia para diagnóstico, tratamento de doenças e captura de gases. Bacharel em Química pela UEL, mestre pela UFSCar, doutora pela UNICAMP e pós-doutorada na UCLA com James Fraser Stoddart (Prêmio Nobel de Química 2016). Atuou em diversas posições de liderança na Sociedade Brasileira de Química.

Doutorado

Carolina Bastos Pereira Ligiero

Licenciada em Química e mestre em Ciências Naturais pela UENF, doutora em Química pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado na UFRJ e UFF, onde desenvolveu nanobiossensores para Covid-19. Atualmente, é bolsista Pós-doutorado Nota 10 (FAPERJ), focando no desenvolvimento de nanobiossensores para detecção de arboviroses. Sua pesquisa integra síntese orgânica/inorgânica e materiais, com ênfase em sensoriamento, e possui experiência em cristalografia de raios-X desde 2018.

Dayenny Louise D`Amato Leite

Formada em Química pela Universidade Federal Fluminense (2020), é atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação da UFF, vinculada ao Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia (LQSN). Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento de métodos rápidos de detecção para os vírus SARS-CoV-2 e Zika, empregando nanopartículas de ouro e a técnica de espalhamento dinâmico de luz (DLS).

Diego Oliveira da Costa

Graduado em Farmácia (2013) e mestre em Química (2016) pela Universidade Federal Fluminense, possui ampla experiência em Química Inorgânica. Suas áreas de atuação incluem complexos de prata, fenazinas, bases de Mannich, TD-DFT e eletroquímica. Com expertise em métodos teóricos e experimentais, contribui significativamente para o avanço do conhecimento na química inorgânica e suas aplicações.

Isabela Alves de Albuquerque Bessa

Bacharel (2020) e mestre (2023) em Química, com ênfase em Química Inorgânica, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é aluna de doutorado no Programa de Pós Graduação em Química da UFF, onde sua pesquisa abrange a síntese e caracterização de nanomateriais inorgânicos e sistemas supramoleculares. Seus interesses incluem o desenvolvimento de tecnologias para a adsorção de CO², criação de biossensores para detecção de viroses e formulação de sistemas veiculadores de fármacos, com aplicações no tratamento do câncer, leishmaniose e doenças neurológicas.